Breves considerações sobre a família e o diálogo possível entre Educação e Filosofia - contributos para a formação de professores em Timor-Leste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.1.110

Palavras-chave:

Família, Novas tendências, Educação, Filosofia, Professor, Políticas educacionais

Resumo

Num momento em que se tem intensificado o interesse pela educação e pela mobilização de todos os intervenientes com especial intervenção no locus educativo, a investigação e o dissertar sobre a educação, são chamados a contribuir para o aprofundar de áreas ainda pouco exploradas no domínio educativo (como são a importância da família e do papel do professor nas relações que estabelecem dentro e fora da sala de aula). Pretendemos com este diálogo, enraizado num pensamento filosófico-educacional, desperte curiosidade aos novos investigadores que agora vão surgindo no território e que este seja também um contributo para a formação de professores em Timor Leste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Bruno Alexandre Miranda Coimbra, Universidade de Lisboa (Portugal)

Investigador no Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa, na linha de investigação: Avaliação de Políticas Públicas em Educação. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Português e Inglês, Mestre em Administração Pública e Educação e Doutorando em Ciências da Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Referências

Afonso, N. (1994). As famílias no novo modelo de gestão das escolas. Revista ESES (5), pp. 31-51.

Bilhim, J. (2006). Teoria Organizacional: estruturas e pessoas. Lisboa: ISCSP

Campos, J. (2007). Paulo Freire e as novas tendências da Educação. Revista e-Curriculum, V. 3, n.° 1, dezembro de 2007. São Paulo: PUCSP. Disponível em http:/www.pucsp.br/ecurrculum. Acesso em 7 de Outubro de 2016.

Coimbra, B. (2013). Trajectórias escolares e profissionais de jovens pouco escolarizados - Estudo de caso num Curso Integrado de Educação e Formação (PIEF). Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Escola Superior de Educação: Leiria.

Coimbra, B. (2013b). Políticas públicas de prevenção e combate ao abandono escolar -Estudo de uma medida educativa para jovens pouco escolarizados em Portugal. Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Escola Superior de Educação: Leiria.

Coimbra, B. (2013c). Políticas públicas de prevenção e combate ao abandono escolar: leitura dos indicadores socioeducacionais em Portugal e na Europa. 1.o Congresso Internacional de "Psicologia, Educação e Cultura. Instituto Superior Politécnico de Gaya: Vila Nova de Gaia.

Chora, A., Costa, F., Brito, G., & Marques, R. (1997). Direcção de turma e sucesso educativo: A história de um projecto. In: D. Davies, R. Marques, & P. Silva (Eds.). Os professores e as famílias: A colaboração possível. Lisboa: Livros Horizonte.

Covey, S. (2002). Liderança baseada em princípios. São Paulo: Editora Campus.

Davies, D. (Ed.). (1989). As escolas e as famílias em Portugal: Realidade e perspectivas. Lisboa.

Durkheim, E. (2001). Educação e sociologia. Lisboa: Edições 70.

Epstein, J., & Connors, L. J. (1994). A colaboração escola e família no 3.º ciclo e no ensino secundário. Revista ESES.

Epstein, J. L. (1997). A comprehensive framework for school, family, and community partnerships. London.

Freire, P. (1977). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Illich, I. (1985). Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes.

Locke, J. (s.d.). Some Thoughts Concerning Education and Of the Conduct of the Understanding. Disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Some_Thoughts_Concerning_Education Acesso em 10 de outubro de 2016.

Marques, R. (1997). Envolvimento dos pais e sucesso educativo para todos: O que se e nos Estados Unidos da América. In: D. Davies, R. Marques, & P. Silva (Eds.). Os professores e as famílias: A colaboração possível. Lisboa: Livros Horizonte.

Marques, R. (1997b). A participação dos pais na vida da escola como uma componente do modelo da educação pluridimensional. In: D. Davies, R. Marques, & P. Silva (Eds.). Os professores e as famílias: A colaboração possível (pp. 106- 114). Lisboa: Livros Horizonte.

Perrenoud, P. (2002). A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógicas. Porto Alegre: Artmed.

Rodrigues, M. (2012). Os desafios da Política de Educação no Séc. XXI. In: Revista SOCIOLOGIA Problemas e Práticas - n. 68 (Janeiro-Abril 2012). CIES-IUL/Editora Mundo Sociais. https://doi.org/10.7458/SPP201268698

Welch, J. (2005). Vencer. Lisboa: Actual Editora.

Whitaker, P. (1999). Gerir a mudança nas escolas. Lisboa: Edições Asa.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Miranda Coimbra, B. A. (2016). Breves considerações sobre a família e o diálogo possível entre Educação e Filosofia - contributos para a formação de professores em Timor-Leste. Diálogos, 1, 53–63. https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.1.110

Edição

Secção

Artigos