Conhecimento Local, Curandeiros e Psicologia: Causas, Sintomas e Tratamentos dos Transtornos Mentais em Timor-Leste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.4.72

Palavras-chave:

Transtornos mentais, Matan-dook, Curandeiros, Espíritos dos antepassados

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa acerca das percepções sobre os significados, causas, sintomas e tratamentos dos transtornos mentais na sociedade timorense contemporânea. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 48 matan-dook – curandeiros, médicos e mediadores entre o mundo dos vivos e o dos mortos, de acordo com os costumes e práticas ancestrais – nos municípios de Aileu, Ainaro, Dili, Liquiçá, Los Palos, Maliana, Manatuto, Manufahi e Viqueque. Em termos gerais, os transtornos mentais teriam um carácter somático-psíquico-espiritual, e seriam a consequência de ações percebidas como desviantes da norma socialmente estabelecida, constituindo-se em uma ruptura na concepção de harmonia e ordem social.

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Biografia Autor

Alessandro Boarccaech, Universidade Nacional Timor Lorosa'e (Timor-Leste)

Psicólogo e doutor em antropologia. Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos da Religião da UFRGS/Brasil. Professor Convidado da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), onde coordena o Centro de Pesquisa em Cultura e Sociedade. Autor dos livros Os Eleitos do Cárcere, A Diferença entre os Iguais e do Dicionário Hresuk-Português, entre outros.

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Publicado

2019-11-17

Como Citar

Boarccaech, A. (2019). Conhecimento Local, Curandeiros e Psicologia: Causas, Sintomas e Tratamentos dos Transtornos Mentais em Timor-Leste. Diálogos, 4, 169–189. https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.4.72

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