Notas sobre a Micro-história: uma Interlocução entre Carlo Ginzburg e Luis González y González
DOI:
https://doi.org/10.53930/348514Palavras-chave:
Micro-história, Verdade, Prova, Carlo Ginzburg, Luis González y GonzálezResumo
Com base nos postulados de Carlo Ginzburg e Luis González y González, este artigo tem por objetivo revisar o conceito de micro-história, averiguando a consistência de três concepções correntes sobre ela. A terceira e fulcral delas passa pela aproximação entre as narrativas historiográfica e ficcional, em razão de uma (suposta) dimensão retórica comum, da qual certos historiadores, marcadamente a partir da década de 1980, fizeram-se partidários. Nesse sentido, lançamo-nos a verificar se a índole expressiva da micro-história também reflete tal tendência, à luz de trabalhos de dois de seus mais notáveis proponentes. De Ginzburg, focalizaremos Relações de força (2000) e O fio e os rastros (2007), e, de González y González, Otra invitación a la microhistoria (1985). Como corolário desta reflexão, buscamos avaliar se a micro--história, ao questionar certos fundamentos da historiografia tradicional, modifica o compromisso com a verdade e a prova, motores do conhecimento histórico.
Downloads
Referências
Ginzburg, C. (1987). O queijo e os vermes. O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição (M. B. Amoroso, Trad.). São Paulo: Cia. das Letras.
Ginzburg, C. (1989). Sinais. Raízes de um paradigma indiciário. In C. Ginzburg, Mitos, emblemas, sinais. Morfologia e história. (F. Carotti, Trad., pp. 143-275). São Paulo: Cia. das Letras.
Ginzburg, C. (2000) Relações de força. História, retórica, prova (J. B. Neto, Trad.). São Paulo: Cia. das Letras.
Ginzburg, C. (2007). O fio e os rastros. Verdadeiro, falso, fictício. (R. F. e E. Brandão, Trad., pp. 249-279). São Paulo: Cia das Letras.
Gomes, A. C. (2004). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Ed. FGV.
Gonçalves, J. (2012). Pierre Nora e o tempo presente: entre a memória e o patrimônio cultural. Historiæ, 3(3), pp. 27-46.
González y González, L. (1985). Otra invitación a la microhistoria. Biblioteca Digital del Ilce. http://bibliotecadigital.ilce.edu.mx/sites/fondo2000/vol1/otra-invitacion/html/2.html.
Runia, E. (2007). Burying the dead. History and Theory, 46(26). https://doi.org/10.1111/j.1468-2303.2007.00412.x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Natália Campos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite que outros compartilhem o trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho da revista (por exemplo, postá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial em este jornal.
- Autores são autorizados e incentivados a postar seus trabalhos online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como citações mais precoces e maiores de trabalhos publicados.