Conceito Sobre o Místico e Deus: a partir da Filosofia da Linguagem de Wittgenstein
DOI:
https://doi.org/10.53930/348519Palavras-chave:
Tractatus Logico-Philosophicus, Investigações Filosóficas Místicas, WittgensteinResumo
O objetivo deste artigo é realizar uma breve descrição da filosofia da linguagem de Wittgenstein sobre o sujeito e o místico, no qual o conceito de Deus ocupa seu lugar. Conforme o filósofo tudo o que é pensado também deve ser capaz de ser falado no contexto da linguagem como expressão dos pensamentos. Mas há coisas que não podem ser pensadas ou ditas, pois estão além das fronteiras do pensamento e da linguagem. Isso é o que na filosofia de Wittgenstein é conhecido como mística, como algo que só pode ser mostrado e não pode ser falado.
Downloads
Referências
Alves de Azevedo, E. (2018). O místico em Wittgenstein: a filosofia e os limites da linguagem. Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas. vol. 18, n. 32, jan/jun, pp. 57-90. https://doi.org/10.36113/especiaria.v18i32.2241
Black, M. (1964). A Companion to Wittgenstein's Tractatus. Cambridge: Cambridge University Press.
Edwards, P. (1972). The Encyclopedia of Philosophy. London Coller: Macmillan Publisher.
Malcolm, N. (1989). Ludwig Wittgenstein. A memoir: Biographical Sketch. Oxford: Oxfod University Press.
Maslow, A. (1961). A Study in Wittgenstein's Tractatus. Berkeley: University of California Press, Berkeley. https://doi.org/10.1525/9780520376809
Stenius, E. (1964). Wittgenstein's Tractatus: A critical examination of its main lines of thought. Oxford: Basil Blackwell.
Stern, D. G., & Sluga, H. (1996). The Cambridge Companion to Wittgenstein, Cambridge: Cambridge University Press.
Wittgenstein. L. (1982). Diário Filosófico (1914 - 1916). Tradução de Jacobo Munoz e Isidoro Reguera. Barcelona: Editorial Ariel.
Wittgenstein, L. (1994a). Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Bras. Luis Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: EDUSP, 20ª ed.
Wittgenstein, L. (1994b). Investigações Filosóficas. Trad. Marcos G. Montagnoli com revisão de Immanuel Carneiro Leão. Editora Vozes.
Zemach, E. (1964). Wittgenstein's philosophy of the mystical. Review of Metaphysics 18, pp. 39-57. [Reprinted in Copi and Beard (eds.) Essays on Wittgenstein's Tractatus. New York: Macmillan, 1966, pp. 359-376.]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Nicolau Borromeu

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite que outros compartilhem o trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho da revista (por exemplo, postá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial em este jornal.
- Autores são autorizados e incentivados a postar seus trabalhos online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como citações mais precoces e maiores de trabalhos publicados.