Xithokozelo, uma Tradição Oral Africana: Entrevista com Alvim Cossa (Moçambique)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53930/348529

Palavras-chave:

Xithokozelo, Tradição Oral Africana, Performance, Teatro do Oprimido

Resumo

Entrevista com o artista moçambicano, Alvim Cossa (1968-) sobre a tradição oral Xithokozelo. A entrevista ocorreu de forma remota e foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2021, e faz parte da pesquisa de pós-doutoramento “Performances em falares portugueses”, iniciada no Portugiesisch-Brasilianisches Institut da Universität zu Köln, Alemanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Miriane Peregrino, Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) com doutorado sanduíche pela CAPES/BR na Universidade Agostinho Neto (UAN, Angola). Em 2018, atuou nos centros culturais do Brasil em Angola e Moçambique promovendo ações do seu projeto de incentivo à Leitura, “Literatura Comunica”, contemplado com o Prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores (2015) e o Prêmio Culturas Populares (2018), ambos do então Ministério da Cultura. Entre 2019 e 2020 foi assistente de pesquisa do Romanisches Seminar da Universität Mannheim (UNI-Mannheim, Alemanha) e atualmente faz estágio de pesquisa no Portugiesisch-Brasilianisches Institut da Universität zu Köln (Uni-Köln, Alemanha). Como jornalista realizou reportagens sobre literatura marginal e periférica, museus comunitários, migração, turismo e gentrificação para sites e revistas tais como o RioOnWatch, Contemporary And América Latina, entre outros.

Referências

.

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Peregrino, M. (2021). Xithokozelo, uma Tradição Oral Africana: Entrevista com Alvim Cossa (Moçambique). Diálogos, 6, 305–315. https://doi.org/10.53930/348529