O Sistema Educativo em Timor-Leste Pós-Independência (Um Estudo Filosófico Na Perspectiva da Filosofia dos Valores de Max Scheler)
DOI:
https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.2.101Palavras-chave:
Sistema de educação, Currículo de educação, Natureza da educação, Hierarquia dos valores de Scheler, Timor-Leste, Valor educacionalResumo
Desde a sua independência, a República Democrática de Timor-Leste, através do Governo, tem buscado a equidade educacional em todo o seu território. O sistema educacional subsequentemente teve todos os seus derivados definidos; foi realizada a construção de instalações educacionais; e os educadores e professores foram reorganizados e distribuídos nas escolas. As estatísticas do Ministério da Educação mostram que o desenvolvimento no setor educacional até 2016 funcionou com toda a sua capacidade. No entanto, ainda existem problemas a serem enfrentados, a saber: 1) a ausência de regulamentação definitiva sobre as qualificações dos educadores e sobre os padrões de aprovação dos alunos; 2) o currículo da educação nacional não prestou atenção ao ensino e ao crescimento dos valores essenciais de educação aos alunos; 3) o desenvolvimento de estruturas físicas e instalações educacionais foi priorizado em vez do desenvolvimento e melhoria de recursos humanos. Como resultado, a natureza e os valores da educação não foram realizados e incorporados adequadamente. Para resolver esta questão, o Governo e toda a comunidade Timorense precisam colocar a natureza e os valores da educação como o objetivo da própria educação e desenvolver um plano de longo prazo para o desenvolvimento dos recursos humanos. As idéias de Scheler sobre os valores da vida humana podem servir de base inspiradora para a busca, a descoberta e a criação da identidade humana de Timor-Leste.
Downloads
Referências
Bagus, L. (2000). Kamus Filsafat, Gramedia, Jakarta.
Bertens. K. (2002). Filsafat Barat Kontemporer Inggris Jerman. Gramedia, Jakarta.
Driyarkara, N. (1980). Tentang Pendidikan. Yayasan Kanisius, Yogyakarta. Echols, John
dan Hasan Shadily, M. (1989). Kamus Indonesia Inggris, edisi ketiga tahun 1992. Gramedia, Jakarta.
Fronzi dalam Wijaya. (2001). Pengantar Filsafat Nilai. Pustaka Pelajar, Yogyakarta.
Government of the Democratic Republic of Timor-Leste. (2010). Timor-Leste's National Development Plan. Dili, Timor-Leste.
Keneller, G. F. (1971). Introduction to The Philosophy of Education. John Wiley & Sons, Inc. New York.
Ministério da Educação RDTL, tahun 2012 dan 2016. Tentang perkembangan/ pencapaian target pendidikan di negara RDTL.
Mulyana, R. (2004). Mengartikulasikan Pendidikan Nilai. Bandung: Alfabeta, hal 119.
Parlamento Nacional. (2002). Constituição da República Democrática de TimorLeste. Dili, Timor-Leste.
Scheler, M. (1954). The Nature of Sympathy. Peter Heath (translation). Routledge & Kegan Paul LTD, London.
Suparno. P. (2001). Teori Perkembangan Kognitif Jean Piaget. Kanisius, Yogyakarta.
Suseno, F. M. (2000). 12 Tokoh Etika Abad ke-20. Kanisius Yogyakarta.
Trevor, K. (1971). Invitation to Teaching. New York: Basil Blackwell Inc. dalam Langeveld (Penerj). 1986. Paedagogiek Teoretis/Sistematis. FIP IKlP, Jakarta.
Wahana, P. (2004). Nilai Etika Aksiologis Max Scheler. Kanisius, Yogyakarta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Duarte da Costa Barreto
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite que outros compartilhem o trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho da revista (por exemplo, postá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial em este jornal.
- Autores são autorizados e incentivados a postar seus trabalhos online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como citações mais precoces e maiores de trabalhos publicados.