Com Desenhos e Afetos: estudantes em busca da potência criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.8.122

Palavras-chave:

Afetos, Ilustração, Aprendizado, Desenho, Criação

Resumo

O trabalho é um relato de experiência aplicada em uma instituição de ensino superior, na unidade curricular Ilustração da turma do 3º ano do curso de Arte e Design, cuja proposta se constitui pelo traçado de caminhos didáticos a fim de possibilitar aos estudantes a organização de encontros em torno dos afetos alegres. Como objetivo central de trabalho intentamos discutir a importância dos encontros afetivos para o desenvolvimento dos processos do aprender e da potência criativa. Esta investigação adota a abordagem qualitativa. Para a fundamentação teórica realiza aproximações com a teoria dos afetos de Benedito Espinosa e, também, com o debate sobre o aprender de Gilles Deleuze. Os dados foram produzidos a partir do desenvolvimento e observação em oficinas artístico-pedagógicas, bem como, pela utilização de questionários semiestruturados, ambos realizados com os estudantes participantes da pesquisa. Já as análises ocorreram pela aplicação da análise de conteúdo de Bardin, que nos apresentaram resultados significativos para o aumento das potências individuais e coletivas, posto que as oficinas proporcionaram momentos de partilhas, vivências afetivas e experimentações diversas de técnicas de desenho, além de verificarmos a exploração de instrumentos variados, alguns dos quais resistidos e/ou desconhecidos por parte dos estudantes. Os resultados sugerem, inclusive, a importância da ação docente e da linguagem artística do desenho como pontos fundamentais para auxiliar os estudantes na organização de encontros alegres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcio Santos Lima, Instituto Federal de Sergipe (Brasil)

Doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Professor efetivo de Desenho no Instituto Federal de Sergipe (IFS). É artista, desenhista e desenhador com exposições coletivas no Brasil e em Portugal. É membro do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE/ECA/USP).

Claudia de Medeiros Lima, Instituto Federal da Bahia (Brasil)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. É membra do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). 

Referências

Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Chauí, M. (1995). Espinosa: uma filosofia da liberdade. (Coleção Logos). Moderna.

Deleuze, G. (2002). Espinosa: Filosofia prática. Escuta.

Deleuze, G. (2006). Diferença e Repetição. (2a. ed., L. Orlandi & R. Machado Trad.). Graal.

Deleuze, G. (2003). Proust e os signos. (2. ed., A. Piquet e R. Machado Trad.). Forense Universitária.

Escóssia, L. da, & Tedesco, S. (2015). O coletivo de forças como plano da experiência cartográfica. In: E. Passos, V. Kastrup, & L. da Escóssia (Orgs.). Pistas do Método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Sulina, pp. 150-171.

Espinosa, B. (2015). Tratado da emenda do intelecto. (C. N. de Rezende Trad.). UNICAMP.

Espinosa, B. (2020). Ética. (2a ed., T. Tadeu Trad.). Autêntica.

Heidegger, M. (2001). Ser e tempo. (10. ed., parte I, M. de S. Cavalcante Trad.). Editora Vozes.

Iavelberg, R. (2015). Da arte-educação modernista à pós-modernidade: fluxos. (Tese livre-docência). FEUSP.

Kastrup, V., & Barros, R. B. (2015). Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: E. Passos, V. Kastrup, & L. da Escóssia (Orgs.). Pistas do Método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Sulina.

Lima, M. S. (2020). Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais. (Tese de doutoramento). Universidade de São Paulo.

Mubarac, L. C. (2013). Anotações sobre o desenho do corpo e a anatomia. In: J. L. Pistelli. O lápis e o bisturi. Narval, Attar Editorial.

Orlandi, L. B. L. (2021). Que se passa entre ensinar e aprender? Caderno de Filosofia e Psicologia em Educação. Ano XV, n. 25, jan-jun, pp. 12-40. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.9637 DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i25.9637

Sennett, R. (2009). O artífice. (C. Marques Trad.). Editora Record.

Zeegen, L. (2009). Fundamentos de ilustração [recurso eletrônico]. (M. Bandarra Trad.). Bookman.

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Santos Lima, M., & de Medeiros Lima, C. (2023). Com Desenhos e Afetos: estudantes em busca da potência criativa . Diálogos, 8, 155–176. https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.8.122