A Montagem no Pensamento de Georges Didi-Huberman: entre a construção de conhecimento e a tomada de posição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.8.130

Palavras-chave:

Imagem, Cultura Visual, Educação

Resumo

Este escrito é um experimento, que recorre à montagem para pensar sobre a montagem. A partir dos escritos de Georges Didi-Huberman sobre a montagem, bem como de outras autorias que aprofundam as reflexões sobre esse procedimento, foram reunidos fragmentos que apresentam o ato de montar como uma forma de produção de conhecimento. Ainda que o pensamento sobre a montagem não se restrinja ao trabalho com as imagens, as linhas que se seguem enfocam como a reunião, composição, mostração e visualização de imagens heterogêneas em um mesmo lugar motiva a percepção e a imaginação de relações entre elas. Os atos de construir e/ou observar montagens despontam, então, como estratégias para pensar sobre elas, seus discursos e as formas como se relacionam com o mundo no qual estão inseridas, subsidiando um pensamento crítico que convida a tomar posição diante do que se vê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Jocy Meneses dos Santos Junior, Universidade Federal de Goiás (Brasil)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Arte e Cultura Visual, com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2023), com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Especialista em Arte, Mídia e Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2021). Licenciando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Design pela Universidade Federal do Maranhão (2017), com período sanduíche no Queens College of City University of New York (2015- 2016), com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio do programa Ciência Sem Fronteirao. https://orcid. org/0000-0002-6292-9953

Referências

Abreu, C. L. de & Santos Junior, J. M. dos (2022). Cultura visual, violência de gênero e masculinidades: entrecruzamentos e possibilidades pedagógicas. Vista, (10), e022012. https://doi.org/10.21814/vista.4105 DOI: https://doi.org/10.21814/vista.4105

Campesato, M., Rodrigues, E. & Schuler, B. (2022). Recolher e colecionar a leitura e a escrita: por uma montagem estética do pensamento. Pro-Posições, 33, 1–22. http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0106 DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0106

Campos, D. (2017). Um saber montado: Georges Didi-Huberman a montar imagem e tempo. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, 4(2), 269–288. https://doi.org/10.14591/aniki.v4n2.299 DOI: https://doi.org/10.14591/aniki.v4n2.299

De Cauwer, S. (2018). Searching for fireflies: pathos and imagination in the theories of Georges Didi-Huberman. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, 23(4), 133–149. https://doi.org/10.1080/0969725X.2018.1497285 DOI: https://doi.org/10.1080/0969725X.2018.1497285

Didi-Huberman, G. (2007). Um conocimento por el montaje [Entrevista concedida a Pedro G. Romero]. Minerva: Revista del Círculo de Bellas Artes, 5, 17–22. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4880683

Didi-Huberman, G. (2008). La condition des images. [Entrevista concedida a Frédéric Lambert e François Niney]. Médiamorphoses: Revues de l'INIST, 22, 6–17. https://www.academia.edu/57739963/La_condition_des_images DOI: https://doi.org/10.3406/memor.2008.2154

Didi-Huberman, G. (2010a). Cosa significa conoscere attraverso il montaggio. [Entrevista concedida a Marie Rebecchi]. Giornale di Filosofia, 1–11. http://www.giornaledifilosofia.net/public/scheda.php?id=140

Didi-Huberman, G. (2010b). “Las imágenes son un espacio de lucha” [Entrevista concedida a Amador Fernández-Savater, Estefanía García e David Cortés]. Público. https://blogs.publico.es/fueradelugar/183/las-imagenes-son-un-espacio-de-lucha

Didi-Huberman, G. (2012). A prova pela imagem (C. Berliner, Trad.) Revista Brasileira de Psicanálise, 46(3), pp. 137–150. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0486-641X2012000300009

Didi-Huberman, G. (2013a). A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Contraponto.

Didi-Huberman, G. (2013b). Prefácio (V. Ribeiro, Trad.). In P. A. Michaud. Aby Warburg e a imagem em movimento (pp. 17-28). Contraponto.

Didi-Huberman, G. (2015a). Falenas (A. Preto, E. Brito, M. Santos, R. Cabral & V. Brito, Trads.). KKYM.

Didi-Huberman, G. (2015b). A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille (C. Meira, F. Scheibe & M. Moraes, Trads.). Contraponto.

Didi-Huberman, G. (2017a). Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens (V. Casa Nova & M. Arbex, Trads.). Editora UFMG.

Didi-Huberman, G. (2017b). Quando as imagens tomam posição (C. Mourão, Trad.). Editora UFMG.

Didi-Huberman, G. (2017c). Pasados citados por Jean-Luc Godard (M. Manrique & H. Marturet, Trads.). Shangrila.

Didi-Huberman, G. (2017d) “As imagens não são apenas coisas para representar” [Entrevista concedida a Verónica Engler] (A. Langer, Trad.). IHU Notícias. https://www.ihu.unisinos.br/categorias/186-noticias-2017/568830-as-imagens-nao-sao-apenas-coisas-para-representar-entrevista-com-georges-didi-huberman

Didi-Huberman, G. (2018a). Remontagens do tempo sofrido (M. Arbex & V. Casa Nova, Trads.). Editora UFMG.

Didi-Huberman, G. (2018b). Atlas ou o gaio saber inquieto (M. Arbex & V. Casa Nova, Trads.). Editora UFMG.

Didi-Huberman, G. (2018c). Image, language: the other dialetic. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, 23(4), 19–24. https://doi.org/10.1080/0969725X.2018.1497267 DOI: https://doi.org/10.1080/0969725X.2018.1497267

Didi-Huberman, G. (2020a). Imagens apesar de tudo (V. Brito & J. Cachopo, Trads.). Editora 34.

Didi-Huberman, G. (2020b). Compreender por meio da fotografia [Entrevista concedida a Arno Gisinger] (H. Jahn, Trad.). Zum: Revista de Fotografia, 13. https://revistazum.com.br/revista-zum-13/compreender-por-meio-da-fotografia

Didi-Huberman, G. (2021). Povo em lágrimas, povo em armas (H. Lencastre, Trad.). N-1 Edições.

Gustafsson, H. (2023). Montage. In M. Zolkos (Ed.). The Didi-Huberman dictionary (pp. 146–150). Edinburgh University Press.

Jacques, P. (2018). Pensar por montagens. In P. Jacques & M. Pereira (Orgs.). Nebulosas do pensamento urbanístico: tomo I – modos de pensar (pp. 206–234). EDUFBA. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523220327.0009

Larsson, C. (2020). Didi-Huberman and the image. Manchester University Press. DOI: https://doi.org/10.7765/9781526149275

Mitchell, W. J. T. (2020). Method, madness, and montage. In E. Alloa & C. Cappelletto (Orgs.). Dynamis of the image: moving images in a global world (pp. 103–122). De Gruyter. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110530544-006

Ranciére, J. (2018). Images re-read: the method of Georges Didi-Huberman. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, 23(4), 11-18. https://doi.org/10.1080/0969725X.2018.1497265 DOI: https://doi.org/10.1080/0969725X.2018.1497265

Reyes, P. (2018). A imagem fraturada a favor de um projeto como processo. In P. Reyes (Org.), Projeto como pensamento: diálogos com a filosofia [a imagem em Didi-Huberman] (pp. 13-43). UFRGS.

Rodrigues, E. (2020). Montagem: por uma escrita em Educação. [Tese de doutoramento, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9181

Santos Junior, J. M. dos & Abreu, C. L. de. (2022). A montagem como recurso para promover disrupções em contextos educativos: Cultura visual, gênero e sexualidade. In G. Andraus (Ed.), Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual (pp. 225–234). PPGACV-UFG.

Santos Junior, J. M. dos. (2023). Lutar contra certas imagens com a ajuda de outras imagens: homens, masculinidades e enfrentamento à violência de gênero [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás]. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12655

Smith, A. (2021). Georges Didi-Huberman and film: the politics of the image. Bloomsbury Academic. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350160422

Villamediana, D. (2020). El conocimiento por montaje: la supervivencia del pensamiento de Aby Warburg en la obra de Georges Didi-Huberman. [Tese de doutoramento, Universidade Pompeu Fabra]. Repositório UPF. https://repositori.upf.edu/handle/10230/46608

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Santos Junior, J. M. dos. (2023). A Montagem no Pensamento de Georges Didi-Huberman: entre a construção de conhecimento e a tomada de posição. Diálogos, 8, 139–153. https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.8.130

Dados de financiamento