Cindy Sherman e a Convergência de Diferentes Culturas Visuais no Processo Criativo de suas Fotografias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.8.131

Palavras-chave:

CIndy Sherman, Fotografia, Cinema, Pastiche, Arte contemporânea

Resumo

Os processos criativos das séries fotográficas de Cindy Sherman, apresentam uma confluência de elementos de diferentes tipos de linguagens, obtida através da performatividade de personagens que esvanecem a figuratividade do seu “eu” autorretratado. As séries fotográficas The Bus Riders (1976), Untitled Film Stills (1977-1980) e Rear Screen Projections (1980-1981) são aqui tomadas como objetos de análise, para refletir sobre as similaridades conceituais existentes entre a sua obra e determinados aspectos da arte contemporânea, discutidos por alguns autores e autoras. Tais séries constituem o início da prática fotográfica de Cindy Sherman e paralelamente, corroboram para uma compreensão mais aprofundada sobre a relação existente entre as culturas visuais e a arte contemporânea. Deste modo, no presente artigo são tecidas algumas reflexões analíticas que levam em consideração as características técnicas percebidas nessas séries fotográficas, a fim de discorrer teoricamente sobre como os processos criativos de Cindy Sherman, estabelecem um diálogo entre a fotografia e outras formas das estéticas visuais contemporâneas.

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Biografia Autor

Willams Lucian Belo Ramo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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FILMES

Cindy Sherman. Doll Clothes. [Filme cinematográfico]. Estados Unidos: Obra autoral, 1975. (2.22 min.), mute, black and white, Super-8.

Robert McNab & Mark Strokes. Nobody’s Here But Me. [Filme cinematográfico]. Estados Unidos: BBC, 1994. (55 min.), son., color.

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Willams Lucian Belo Ramo. (2023). Cindy Sherman e a Convergência de Diferentes Culturas Visuais no Processo Criativo de suas Fotografias. Diálogos, 8, 21–38. https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.8.131