Da Razão Suficiente à Meditação Consciente: Schopenhauer, Borges, Raul Brandão, Thich Nath Hanh

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.8.136

Palavras-chave:

Razão, Tempo Presente, Plena Consciência, Filosofia, Literatura

Resumo

Os processos criativos têm a sua origem na razão, na imaginação, na afeção humanas ou são simplesmente artefactos que se justificam autotelicamente? A arte é um acontecimento que se regula exclusivamente pela ordem temporal da vida humana ou a sua natureza última situa-se num plano que se revela trans ou a atemporalmente livre de condicionamentos temporais? A estética é um traço característico da fenomenologia da arte ou distende-se às práticas sociais da vida comum? Em que medida toda a criação artística, independentemente do trabalho sobre as gramáticas e os códigos que os regulam, é devedora de estados de consciência que se situam ou prolongam uma plena atenção individual dada ao fluxo da vida? Como é que um sutra do Buda explicado por um mestre zen contemporâneo pode contribuir para o esclarecimento e aprofundamento destas questões? Com os contributos, variáveis em extensão e fundamentação, de Schopenhauer, Borges, Raul Brandão e Thich Nath Hanh, o nosso ensaio é uma tentativa de vislumbrar algumas respostas a algumas dessas questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

José Eduardo Reis, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)

Professor associado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro onde leciona na área dos estudos literários. É investigador integrado do Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras do Porto. Tem publicado regularmente na área de estudos literários comparados com particular incidência na temática do utopismo literário.

Referências

Borges, J. L. (1984). Obras Completas. Buenos Aires: Emecé Editores.

Borges, J. L. (1985). Los Conjurados, Buenos Aires: Alianza Editorial.

Brandão, R. (2000). Húmus. Edição crítica de Maria João Reynaud. Porto: Campo das Letras.

Ferreira, V. (1991). No limiar de um mundo, Raul Brandão. In Espaço do Invisível II. Lisboa: Bertrand Editora, pp. 195-196.

Hanh, T. N. (2010 [1990]). Our Apointtment with Life. Sutra On Knowing the Better Way to Live Alone. Berkeley: Parallax Press.

Schopenhauer, A. (1981). De La Quadruple Raiz Del Principio de razon Suficiente. Traducción y Prólogo de Leopold-Eulogio Palacios. Madrid: Gregos.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Reis, J. E. (2023). Da Razão Suficiente à Meditação Consciente: Schopenhauer, Borges, Raul Brandão, Thich Nath Hanh. Diálogos, 8, 65–80. https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.8.136