Memória Cultural: as Novenas de Terno e a Criação do Grupo Samba de Coco Mestre Zé Zuca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53930/348516

Palavras-chave:

Memória, Cultura, Performance, Novena, Coco

Resumo

A Novena de Terno é uma expressão cultural relacionada com o catolicismo popular, praticada nas comunidades rurais do município de Queimadas, no Estado da Paraíba. Suas performances ocorrem tradicionalmente há várias décadas em diversos terreiros, através da organização de pessoas engajadas em dar continuidade aos traços culturais herdados pelos seus ancestrais. Para garantir a passagem de seus ensinamentos e compartilhar seus conhecimentos performáticos, criou-se o grupo Samba de Coco Mestre Zé Zuca, que realiza apresentações para além das comunidades rurais e ressignifica os traços culturais de sua localidade. Assim, o presente artigo busca apresentar a dinâmica cultural que mantêm a Novena de Terno em atividade e refletir sobre a atuação do grupo durante suas apresentações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Willams Lucian Belo Ramo, Universidade Estadual da Paraíba (Brasil)

Mestrado em Literatura e Interculturalidade.

Referências

Chartier, R. (1995). Cultura Popular: revisitando um conceito historiográfico. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 8, n. 16, 192.

Halbwachs, M. (2009). A memória coletiva. São Paulo: Centauro.

Pollak, M. (1992). Memória e identidade social. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10.

Zumthor, P. (2010). Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Belo Ramo, W. L. (2021). Memória Cultural: as Novenas de Terno e a Criação do Grupo Samba de Coco Mestre Zé Zuca. Diálogos, 6, 55–68. https://doi.org/10.53930/348516