Cinema de Base Comunitária na Contramão da Boiada
DOI:
https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.5.46Palavras-chave:
Cinema, Paulo Freire, Imaginação, Universidade PúblicaResumo
O artigo conjuga a contribuição de dois grupos de pesquisa, de duas universidades públicas brasileiras (UFRJ e Ufes), que buscam responder questões referentes à prática cinematográfica, com base no referencial teórico de Paulo Freire. Propõe o uso político e o enfrentamento ao consumo de imagens. Apresentamos três elementos para análise: i) a relação entre a indústria cultural e a disputa pelo imaginário; ii) análise do discurso dos ministros de Meio Ambiente e Educação do Brasil em uma reunião ministerial e iii) análise de uma animação que se coloca contra hegemônica sobre a história do Brasil, apesar de ser produzida com elevados recursos financeiros e dentro de uma estrutura hegemônica. Consideramos que o cinema crítico e politicamente engajado pode ser um caminho possível para transformar a dimensão simbólica em disputa no contexto contemporâneo.
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